quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NOSSA HISTÓRIA!



Fundada oficialmente em fevereiro de 2003, a Unidade Executora S.O.S. Cidadania já iniciara suas atividades, na comunidade vicentina, desde o ano de 2002, através do PROGRAMA BOM GAROTO, atendendo de maneira holística aos mais carentes como crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e marginalizados pela sociedade.

Este programa nasceu do desejo no coração do Meritíssimo Juiz da comarca de São Vicente Férrer: Valdelício Francisco da Silva. Esse desejo surgiu a partir do momento que estava procurando uma casa para alugar em São Vicente Férrer - PE e deparou-se, ao ir almoçar em uma churrascaria, com uma situação de tristeza, onde muitas crianças encontravam-se na porta daquele estabelecimento comercial pedindo comida, e aquela cena não saiu de sua cabeça. Como um homem público de ações voltadas para a justiça e bem estar social, o Meritíssimo Juiz, sensibilizado, convocou a comunidade vicentina para que fosse amenizado ou até mesmo revertido aquele quadro.






E foi a partir de um jogo de futebol que surgiu o PROGRAMA BOM GAROTO, exatamente no dia 13 de maio de 2002, o qual funcionou, a princípio, no salão anexo da Igreja Batista de São Vicente Férrer, situada à Rua João Ribeiro do Egito, nesta cidade. O seu maior objetivo sempre foi proporcionar às crianças e adolescentes os direitos fundamentais da pessoa humana, necessários à formação cidadã.



O mencionado programa evoluiu de uma maneira tão significativa que no ano seguinte (2003) houve a necessidade de fundar a ONG (Organização não-governamental) denominada Unidade Executora S.O.S. Cidadania. A instituição passou a coordenar as atividades do PROGRAMA BOM GAROTO e continuou desenvolvendo outros projetos tais como: INFORMÁTICA SOLIDÁRIA, PROGRAMA JOVEM CIDADÃO, JUVENTUDE NOTA 10, eventos como a exemplo da CAMINHADA NOVOS HORIZONTES (foto ao lado) e mantém uma parceria com a Prefeitura Municipal através do CENTRO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CCA, entre outras ações.
Durante esses mais de sete anos a organização atendeu a um número bastante significativo, beneficiando mais de 300 crianças e adolescentes com desvio de comportamento perante a sociedade e desenvolveu assistência médica, psicológica, escolar e familiar a aproximadamente 200 famílias carentes do município.
A visão norteadora da ONG S.O.S. Cidadania sempre foi a promoção social auto-sustentável, proporcionando um resgate da dignidade da pessoa humana. Por isso a instituição faz um trabalho de sensibilização com a sociedade civil de São Vicente Férrer, no Estado de Pernambuco, em várias áreas sociais em parceria com o Poder Judiciário (órgão fiscalizador da ONG), Ministério Público (órgão fiscalizador da ONG) e a Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer.
Para o biênio 2010-2011 a instituição vem com uma proposta de desenvolver ações em duas frentes de trabalho. Uma será através do projeto GERAÇÃO CIDADÃ que direcionará suas atividades para cerca de 30 crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social durante os finais de semana. A outra vertente se desenvolverá por meio de um projeto que atenderá jovens de 17 a 29 anos de idade, ministrando cursos profissionalizantes e fornecendo orientações para inserção no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário